Com opções de investimentos flexíveis e benefícios fiscais, a previdência aberta tem se tornado uma escolha comum entre aqueles que buscam segurança e estabilidade financeira na aposentadoria. No Brasil, essa modalidade segue em constante crescimento. Só em 2023, o setor arrecadou mais de R$170 bilhões em captação bruta, um aumento de 8,8% em relação a 2022.

É o que apontam os dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi). Dados como esses só reforçam a crescente adesão dos brasileiros a esse tipo de aplicação. Contudo, antes de investir em previdência aberta, é necessário conhecer mais sobre essa modalidade, suas particularidades e as vantagens que oferece.

Pensando nisso, preparamos este artigo onde exploramos os pontos mais relevantes acerca dessa modalidade de investimento. Confira!

Tipos de planos de previdência

No âmbito previdenciário, os planos normalmente são divididos em dois tipos: aberto e fechado. Segundo dados do Relatório Gerencial de Previdência Complementar, o regime de previdência complementar do Brasil atingiu R$2,59 trilhões, representando cerca de 25% do PIB nacional. Deste valor, 47% das aplicações advêm das entidades fechadas de previdência, enquanto 53% são oriundos da previdência aberta.

Previdência aberta

O plano de previdência aberta, como o próprio nome sugere, é uma modalidade de livre adesão. Ou seja, qualquer pessoa pode participar, sem haver necessidade de fazer parte de entidade de classe ou atuar com carteira assinada. Nessa modalidade, existem ainda dois subtipos de planos previdenciários que variam conforme a situação do investidor e as vantagens fiscais que oferecem. São elas:

Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL): plano ideal para quem possui despesas dedutíveis e opta pela declaração completa do Imposto de Renda. Nessa modalidade, é possível deduzir da base de cálculo até 12% do total das contribuições feitas no ano, no momento do resgate.

Vida Gerador de Benefícios Livre (VGBL): plano indicado para quem não faz declaração do Imposto de Renda ou são optantes da Declaração Simplificada. Nessa modalidade, não é possível deduzir as contribuições da base tributária no momento do resgate. Mas, a cobrança é feita apenas sobre os rendimentos.

Previdência fechada

Os planos de previdência fechada, ou fundos de pensão como também são conhecidos, são modalidades fornecidas a um grupo específico de usuários. Ou seja, são planos que atendem, exclusivamente, membros de empresa, associação ou entidade de classe. Portanto, a principal diferença entre previdência aberta e fechada está na acessibilidade do plano. Enquanto a primeira é aberta a todos, o segundo se destina apenas a um grupo de pessoas.

O que é previdência aberta?

Podemos definir a previdência aberta como um plano de benefícios de caráter previdenciário oferecido a pessoas físicas com o objetivo de complementar a aposentadoria pública fornecida pela Previdência Social.

Apesar de seu caráter previdenciário, essa modalidade não se destina apenas a quem busca por uma aposentadoria tranquila. Investir em previdência aberta também é uma boa opção para quem busca poupar dinheiro e rentabilizá-lo visando o alcance de metas financeiras de longo prazo.

Como funciona a previdência aberta?

Regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), a previdência aberta funciona de maneira simples. Basicamente, o investidor realiza aplicações financeiras periódicas em seu plano de previdência aberta.

A entidade responsável pela gestão do plano previdenciário então aplica o montante em ativos de baixo risco, como títulos de renda fixa, ações, entre outros. Ao final do prazo pré-definido para resgate, o investidor recebe o montante aplicado acrescido dos rendimentos gerados a partir do seu aporte e das aplicações realizadas.

Tempo de contribuição e valores investidos

A periodicidade das aplicações, assim como o tempo de contribuição, é definida pelo investidor. Além disso, a quantia mensal a ser aplicada na previdência aberta é flexível, variando conforme a realidade financeira de cada pessoa.

Vantagens da previdência aberta

Optar pela previdência aberta oferece ao investidor alguns diferenciais importantes. Um deles refere-se ao tempo de resgate dos rendimentos. Isso porque, na previdência aberta, o resgate pode ser feito a qualquer momento, respeitando o período de carência que, em média, é de 60 dias.

Enquanto isso, no plano fechado, esse resgate é feito somente na aposentadoria ou com o desligamento da empresa, associação ou entidade de classe. Além disso, outras vantagens oferecidas pelos planos abertos incluem:

  • Maior flexibilidade nos valores de aporte iniciais;
  • Diversidade de investimentos;
  • Possibilidade de abater contribuições na declaração do Imposto de Renda;
  • Gestores especializados que monitoram o mercado e selecionam os melhores ativos para o fundo de previdência.

Portanto, mais do que uma solução confiável e acessível para o planejamento de aposentadoria, a previdência privada representa atualmente uma oportunidade valiosa para quem busca maior tranquilidade e estabilidade financeira a longo prazo.

Fale com
um especialista

Quer saber como nossos produtos e serviços ajudam você a superar seus desafios? Escreva pra gente


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, desempenho e personalizar o conteúdo do site.
Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade