A adequação à Resolução 4966, cujos conceitos estão em linha com as normas internacionais de contabilidade – mais especificamente, com a IFRS 9 -, tem demandado mudanças significativas para as empresas do setor financeiro, exigindo mais transparência nas demonstrações contábeis e financeiras.

A Resolução 4966 estabelece novos conceitos e critérios contábeis aplicáveis a instrumentos financeiros, que devem ser observados pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

Nesse contexto, a Sinqia desenvolveu o Painel IFRS, uma solução projetada para simplificar e agilizar o processo de adequação à Resolução 4966 e outras normas contábeis e, ao mesmo tempo, potencializar a gestão das instituições.

Por que o Painel IFRS?

A complexidade das normas do IFRS, em particular a IFRS 9, tem sido um desafio para muitas organizações. 

Com o objetivo de atender às resoluções vigentes, inclusive para além da Resolução 4966, e garantir a conformidade regulatória, o Painel IFRS oferece uma série de diferenciais que são essenciais para o sucesso das instituições:

  • +20 produtos impactados: O Painel abrange uma ampla gama de produtos financeiros, garantindo que todas as áreas sejam adequadamente contempladas;
  • Centralização e unificação de cálculos: Simplifica o processo ao reunir todos os cálculos necessários em um único local, eliminando redundâncias e aumentando a eficiência operacional;
  • Agilidade: Com uma calculadora intuitiva e API’s para integração, o Painel IFRS permite que os cálculos sejam realizados de forma rápida e precisa, sem comprometer a qualidade dos resultados;
  • Leve, moderno e fácil de usar: A interface do Painel foi projetada para oferecer uma experiência de usuário intuitiva e agradável, facilitando a adoção e utilização por parte dos profissionais.

Funcionalidades que facilitam a adequação à Resolução 4966

O Painel IFRS oferece uma variedade de metodologias de cálculo, garantindo uma apuração fiel das perdas esperadas de instrumentos financeiros, conforme exigido pela Resolução 4966.

Além disso, os cálculos podem ser adaptados conforme o segmento e modelo de negócio da instituição, garantindo uma abordagem personalizada e precisa

Outro ponto interessante são as integrações nativas via API. Ou seja, a solução permite integração com produtos Sinqia e sistemas de terceiros, simplificando a troca de informações e garantindo uma visão abrangente e integrada da gestão financeira.

O produto também oferece duas opções de cálculo, simplificado e completo, para atender às diferentes necessidades e exigências das instituições. Para isso, fornece relatórios e exportações que facilitam a tomada de decisões.

Os dashboards do sistema também são interativos e de fácil manuseio, oferecendo acompanhamento detalhado das curvas de carteira ou instrumentos financeiros, da situação de cada estágio e suas evoluções.

Saiba mais sobre o Painel IFRS

Diante da complexidade das normas contábeis do IFRS, especialmente a IFRS 9, e da necessidade de garantir conformidade e transparência nas operações financeiras, o Painel IFRS da Sinqia se destaca como uma solução para as instituições do setor. 

Saiba mais sobre o Painel IFRS e tenha sucesso na sua adequação à Resolução 4966! Fale agora com os nossos especialistas.

Fale com
um especialista

Quer saber como nossos produtos e serviços ajudam você a superar seus desafios? Escreva pra gente


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, desempenho e personalizar o conteúdo do site.
Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade