Fale com o Torq

Agilidade 2020 – confira a evolução dessa metodologia e suas tendências

| Tendências,

Quantas vezes você já ouviu falar que tempo é dinheiro? Ou que estamos em uma época em que soluções rápidas são um grande diferencial competitivo no mercado? Todos os estudos relacionados à gestão apontam que a rapidez para resolver problemas é um dos fatores imprescindíveis para o funcionamento das empresas de todos os setores. Foi para suprir essa demanda que surgiu o método Agilidade, ou Agile.

Esse conceito surgiu em 2001. A ideia surgiu a partir de um manifesto de um grupo de profissionais de informática, que percebiam nos desenvolvedores de software uma artificialidade e uma burocracia com a qual não concordavam. Então, eles bolaram um manifesto com 12 princípios relacionados à satisfação do cliente e simplificação dos processos.

Basicamente, o movimento defende que a prioridade dos softwares deve ser a satisfação do cliente. Isso é mais importante do que documentações completas, processos e ferramentas. A simplicidade deve ser imperativa, o software deve ser entregue constantemente e comunicação direta é um requisito básico para que dê tudo certo.

Esses princípios acabaram por dar origem às metodologias ágeis, que buscam a aplicação dessa simplicidade, dinamismo e flexibilidade na hora de atender o cliente. E apesar de ter surgido no setor da Tecnologia da Informação, a metodologia ágil não demorou a se espalhar para vários outros setores, que aproveitaram os conceitos para melhorar seu próprio atendimento ao cliente.

Tradicionalmente, a metodologia ágil é aplicada através de dois processos: o kanban e o scrum.

De forma bem resumida, o kanban é um processo japonês surgido na indústria automobilística, que tem como base a divisão das atividades de uma empresa em três colunas (a fazer, fazendo e feito). O scrum, por sua vez, tem como objetivo a divisão bem clara de responsabilidades dentro da empresa, para garantir que todos tenham ciência e executem suas responsabilidades.

Porém, com o advento de novas tecnologias e novas demandas, estão surgindo novas tendências de metodologia ágil. Vamos ver quais são a seguir.

Metodologia ágil em 2020

O mercado está em constante mudança. Apesar da metodologia ágil já ter se consagrado como uma ótima solução, as empresas estão sempre em buscar de refinar e melhorar os processos. A partir disso, surgem algumas tendências de modo de agir, como essas:

  • LEAN

Essa metodologia, cujo nome se traduz para ‘enxuto’, tem como objetivo a redução de processos. Ela tem como pilares a redução de custos, melhoria contínua, aumento de produtividade e compartilhamento de informação. A ideia é produzir com o mínimo de dinheiro, tempo e trabalho possível, sem perder a qualidade do produto.

  • SMART

A metodologia SMART trabalha com a estruturação de objetivos e metas para evitar que haja esforço desnecessário. Toda meta e objetivo, não importa se de curto ou longo prazo, precisa passar por esse processo. Ele é baseado em um acrônimo em inglês que dita que a meta deve ser específica (S), mensurável (M), alcançável (A), relevante (R) e temporal (T). Metas que não se encaixem nesses quesitos podem ser consideradas como um desperdício dos recursos da empresa.

Quer ficar ainda mais por dentro das tendências do método ágil para 2020? Entre em contato conosco preenchendo nosso formulário.