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As ferramentas de transformação digital para o setor financeiro

| Pagamentos,

À medida que a tecnologia e os serviços digitais continuam a se envolver em mais aspectos de nossas vidas, o setor financeiro também chega com novidades. A nova tecnologia deu lugar a novos serviços e, com novos serviços, surge a ruptura dos antigos.

Sejam serviços como PayPal ou ApplePay; ou bancos digitais como o Nubank, a transformação digital do setor financeiro está em andamento. Os clientes estão gravitando mais em direção a experiências e produtos digitais. Ao mesmo tempo, fornecedores do setor estão repensando as abordagens tradicionais.

Será que estabelecimentos físicos são viáveis ou mesmo necessários? Qual é o poder do cliente moderno? Quais serviços e produtos atendem a um desejo crescente de bancar ou mesmo investir em um cenário digital?

À medida que a revolução digital continua impactando o setor, essas perguntas precisam ser respondidas.

Sobre a Transformação Digital no setor financeiro

Nos últimos anos, as startups criaram uma onda massiva de mudanças, causando uma verdadeira disrupção em muitos setores verticais de negócios, especialmente o setor financeiro.

Diversos serviços foram melhorados, como pagamentos, empréstimos, gerenciamento de patrimônio e muito mais. Tudo para que fosse possível inovar e conquistar novos mercados.

As empresas de serviços financeiros iniciaram a implementação de tecnologias digitais para melhorar a experiência do cliente. E com o avanço das tecnologias, as empresas financeiras em transformação digital moldam seus modelos de negócios, facilitam os pagamentos e garantem o acesso a seus recursos. Dessa forma elas crescem digitalmente para fornecer um serviço mais centrado no cliente.

A transformação digital ajuda setores financeiros como o banco a se conectarem com seus clientes, fornecedores e funcionários com mais eficiência do que nunca. Como muitos outros setores, o setor financeiro começou a oferecer uma maior percepção de valor ao cliente, além de reduzir custos e gerenciar riscos e tarefas.

Confira agora algumas das ferramentas que tornaram todas essas mudanças possíveis:

Machine Learning e Inteligência Artificial

Ferramentas de transformação digital, como machine learning (ML), big data e inteligência artificial (IA), foram adotadas por empresas financeiras em crescimento para atingir seus objetivos estratégicos.

Essas ferramentas têm como objetivo diminuir o trabalho manual, automatizar tarefas repetitivas e aumentar a produtividade.

O uso do Machine Learning (ML) protege o dinheiro e os dados do cliente, reduzindo a fraude e a lavagem de dinheiro, além de permitir que as empresas financeiras melhorem a experiência do cliente, aumentem a escala dos serviços e otimizem os custos.

Armazenagem na nuvem

O espaço de trabalho digital armazenado na nuvem permite que as empresas financeiras atendam às demandas de seus clientes por acesso seguro a seus recursos, além da comunicação de que precisam em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo.

Um espaço de trabalho digital reúne dados, serviços, aplicativos e outros dispositivos em nuvens e data centers.
Isso reduz o uso de vários protocolos de segurança e gera um único conjunto eficiente, onde é possível obter acesso a todos os dados de que precisam. O espaço de trabalho digital seguro fornece experiência unificada aos funcionários e torna as empresas financeiras produtivas.

Automação Robótica de Processos

Empresas financeiras, bancos e outros empreendimentos estão transformando seu sistema tradicional em digital para fornecer um serviço significativo a seus clientes.

Com a automação de processo robótico (RPA), os setores financeiros fornecem serviços precisos e de alta velocidade aos seus clientes. Esse processo melhora a eficiência, a precisão das empresas e aumenta sua disponibilidade com funcionários virtuais que dão suporte aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, aumentando o nível de produtividade.

Com o RPA, as empresas financeiras obtêm vantagem sustentada de reduzir os custos do processo e, ao mesmo tempo, alcançar qualidade, escalabilidade e melhorar os controles.

Cibersegurança

Nesta era digital, a cibersegurança se tornou uma necessidade crescente para os clientes e para a organização financeira. Podemos dizer que ela é um dos principais desafios enfrentados pelas instituições financeiras.

A transformação digital em serviços financeiros inclui a tecnologia blockchain para fornecer um serviço seguro e protegido. Como veremos a seguir, a tecnologia blockchain desempenha um papel importante nas organizações financeiras para proteger contra hackers e melhorar a segurança além dos níveis de autenticação.

Blockchain

O blockchain cria um banco de dados com dados coletados e gravados digitalmente e os divide em blocos, que são armazenados em uma cadeia linear.

Nos setores financeiros, o blockchain auxilia a organização financeira nas transações entre as organizações e dentro das empresas.

Essa tecnologia blockchain fornece ao cliente detalhes completos da transação sobre pagamentos, garantias, contratos, carimbos de data e hora e recebimentos anteriores. A tecnologia blockchain fornece um serviço eficiente e econômico, tanto para o setor financeiro quanto para os clientes.

Aplicativos móveis

Parece haver uma tendência aqui – tudo nos serviços financeiros e bancários está indo em direção aos aplicativos móveis. Mas isso também inclui provedores de serviços financeiros terceirizados que agora estão competindo com bancos no espaço financeiro.

Podem ser credores não convencionais, gerentes financeiros ou aplicativos simples de orçamento.

À medida que avançamos, os próprios bancos precisarão considerar como se integram a esses serviços de terceiros – quais informações oferecer, quais empresas estão dispostas a se associar e quais serviços podem oferecer diretamente aos clientes.

Inteligência do cliente

Atualmente, os clientes esperam que as organizações financeiras entendam seus requisitos e preferências. A análise de dados ajuda o setor financeiro a entender as necessidades de seus clientes e a função do funcionário.

A análise de dados fornece informações sobre as atividades do cliente em todos os canais para as organizações financeiras, a fim de proporcionar uma melhor experiência, o que traz mais clientes e é um aspecto importante do crescimento e da lucratividade da receita.

Mais mudanças estão chegando

Não existem dúvidas de que a tecnologia mudou a maneira como pensamos o mundo ao nosso redor. O setor financeiro talvez tenha sido uma das áreas mais impactadas pela revolução digital.

De bancos digitais a sistemas complexos que monitoram e analisam nossa saúde financeira e bem-estar; quase todos os aspectos financeiros foram impactados. À medida que a tecnologia que guia a indústria continua evoluindo, uma coisa pode estar certa: mais mudanças estão a caminho.

Porém, as grandes empresas já perceberam que para a transformação digital possa funcionar, é necessário mais do que apenas a utilização das ferramentas corretas.

É necessária a devida mudança de mindset e aceitar que as transformações são fundamentais para o crescimento do setor.

E se você quiser colaborar com esse movimento, que tal fazer parte da revolução tecnológica do setor financeiro?

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