Fale com o Torq

Entenda como a tecnologia pode ajudar a reduzir custos nas companhias financeiras

| Não categorizado,

Fim e início de ano são épocas de reavaliação: da vida, dos objetivos e também dos gastos. A tensão de reduzir gastos na apresentação do orçamento para o novo ano aumenta cada vez mais e é justamente aqui que a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Conhecemos os benefícios imensos da tecnologia enquanto economia de tempo e ganho de agilidade, mas a redução de gastos também tem sido mais uma qualidade a se ressaltar no que diz respeito a seu uso. Não à toa, muitas Fintechs têm surgido.

Fintech é um termo criado a partir da junção das palavras inglesas financial e technology e designam startups que atuam justamente na inovação e otimização de serviços do sistema financeiro.

De forma bastante simples, podemos pensar que a implementação de programas mais ágeis e inteligentes por meio de uma fintech economizam as horas de trabalho dos colaboradores, o que, por si só, já representa economia na folha de pagamento, principalmente para empresas que apostam nas parcerias com freelancers ou fazem contratações por horas.

O aumento da produtividade por conta da otimização do tempo de trabalho tem sido assunto muito discutido atualmente e uma grande tendência no mundo dos negócios, pois seus benefícios são extensivos ao colaborador e à empresa como um todo.

Outra serventia bastante destacável do uso da tecnologia nos ambientes corporativos é a melhora expressiva nos mecanismos de comunicação, tanto com relação à agilidade na divisão e acesso às informações, quanto como facilitadora do processo de comunicação interna.

De modo mais específico, as organizações podem aproveitar esse efeito facilitador da tecnologia aplicada à comunicação para ampliar seus negócios, fazendo com que se extrapolem as barreiras geográficas e criando muitas outras oportunidades de aumento da carteira de clientes.

A possibilidade de agendamento de reuniões on-line, as já famosas calls, trocas quase instantâneas de mensagens e compartilhamento de agendas de compromissos tornam o dia a dia de empresas que buscam expansão interestadual ou internacional muito mais fácil.

Outro benefício a se mencionar é a simplificação do processo nas ocasiões em que alguém precisa ser localizado com certa urgência, já que programas pensados para esse fim dão conta disso rapidamente.

Com a facilitação na comunicação e compartilhamento de ideias e informação, é possível até mesmo baixar custos com viagens e locomoção, uma vez que grande parte das questões pode ser resolvida por meio de uma reunião on-line ou troca de mensagens.

Não há nenhuma dúvida de que a proteção de dados é uma das maiores preocupações atuais quando falamos de implementação de tecnologia, mas para isso existem softwares e serviços que impedem uma possível invasão.

Outro problema que pode ser solucionado por meio de softwares e serviços é a questão do armazenamento. Documentos materiais exigem grande espaço para que sejam armazenados adequadamente, mas com o uso da digitalização, todos os documentos necessários ficam acessíveis a quem precisa usá-los, sem que haja necessidade de espaço físico. Por isso, companhias têm a oportunidade de se instalarem em locais menores, que geram menos gastos em sua locação e manutenção.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco e veja quanto uma fintech pode economizar para a sua empresa.